Como Calibrar o IMU do seu Drone DJI

Você sabe quando e como calibrar o IMU do seu drone?

A IMU (Inercial Measurement Unit – ou unidade de medida de inércia) nada mais é que um componente interno dos drones de fundamental importância para executar manobras com exatidão. Ela é composta por um acelerômetro e um giroscópio que detectam quaisquer movimentos e fornecem a leitura para que a aeronave se mantenha no seu objetivo, que consiste no
comando recebido pelo operador.

Este elemento é tão versátil, que pode ser encontrado em celulares, aeronaves tripuladas de diversos portes e até mesmo relógios de pulso. Fica a dica para um assunto extremamente interessante para pesquisa.

Voltando ao assunto principal, como saber a hora de calibrar a IMU do 
meu drone? Temos dois momentos em que a CALIBRAÇÃO DA IMU é necessária e perceptível. Um deles é quando a aeronave começa a apresentar inconstância de movimentos ou a se mover involuntariamente e oscilar em altura, chegando a ser quase impossível a execução de movimentos mais refinados. No segundo a própria aeronave irá solicitar o procedimento através de notificaçōes no painel do rádio controle com a mensagem “CALIBRAR A IMU”.

Para aprender como é fácil realizar a calibração da IMU do seu drone, assista o vídeo a seguir. Nele mostramos o drone Phanton 4 da DJI, mas você pode utilizar o mesmo processo para a maioria das aeronaves da marca.

Bora lá?

Autor

André Sartori
Operador de Drone na Andrones Soluçōes Aéreas
Apaixonado por conhecimento, belas fotografias e motociclismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso Ajudar?